Baixa médica: já pode consultar online e enviar por e-mail



A Área do Cidadão do Portal SNS já disponibiliza, desde dia 1 de outubro, o acesso à baixa médica em suporte digital, emitida pelo médico de família.
No Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão do Portal SNS os utentes podem consultar, guardar e enviar por e-mail, para o seu local de trabalho, a baixa, ou Certificado de Incapacidade Temporária (CIT). Posteriormente, o documento original deverá ser entregue na entidade empregadora.


Esta nova funcionalidade permite, também, que o utente consulte todas as suas baixas médicas prescritas.
A baixa médica por doença consiste num documento denominando de Certificado de Incapacidade Temporária (CIT) para o trabalho. Este documento é passado por um médico do Serviço Nacional de Saúde, que normalmente é o médico de família
A área do cidadão do portal SNS permite outro tipo de funcionalidades, como a consulta dos resultados de exames, guias de tratamento, boletim de vacinas e outros serviços eletrónicos, nomeadamente a marcação de consultas, pedido de isenção das taxas moderadoras, entre outros.
Para aceder à Área do Cidadão do Portal SNS, inserida no Registo de Saúde Eletrónico deve aceder ao Portal dos Serviços.