Publicidade

Projeto premiado "SeaRubbish2Cap" limpa e reaproveita lixo do fundo do mar

 


O projeto SeaRubbish2Cap venceu o Prémio Inova+ na categoria "Excelência empresarial", na área de sustentabilidade de recursos naturais e ecossistemas. 

Este prémio é uma iniciativa da Agência Nacional para a Inovação, da Associação Industrial Portuguesa e também do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e do Coordenador dos Institutos Politécnicos.

A entrega dos prémios Inova+, que visam distinguir a excelência empresarial e científica na inovação nacional, decorreu a 26 de setembro, na FEUP – Faculdade de Engenharia do Porto.

O trabalho vencedor SeaRubbish2Cap está a ser desenvolvido em parceria pelas empresas Neutroplast, JustDive e Bitcliq e pelo PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros – centro de interface da Universidade do Minho, representante do sistema científico e tecnológico nacional.

O trabalho está focado na identificação e recuperação de lixo do leito oceânico sem danos para o ecossistema, tratando estes resíduos de forma a serem incorporados em produtos de valor acrescentado. Com o desenvolvimento deste projeto prevê-se a recolha de 5 toneladas de resíduos plásticos na área de Peniche e uma produção superior a 2,5 toneladas de pellets para utilização em embalagens.

Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants. Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Foto: PIEP Uminho


Siga-nos 



EM DESTAQUE

OFERTAS DE EMPREGO

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

ESTÁGIOS

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação