Publicidade

Primeiras Selfies do JUICE a caminho de Júpiter com contributo português


As primeiras selfies captadas pelo JUICE


JUICE, a missão da Agência Espacial Europeia (ESA) que vai a Júpiter, tem “sumo” português dentro

Missão interplanetária vai estudar o gigante planeta gasoso e as suas luas geladas. Várias empresas portuguesas contribuíram para o JUICE, que partiu no dia 14 de abril para o Espaço e que chegará ao seu destino daqui a oito anos. O português Bruno Sousa é um dos diretores de voo desta missão.

A Europa já está a caminho (e pela primeira vez) do maior planeta do Sistema Solar.

O JUICE (JUpiter ICy Moons Explorer), missão da Agência Espacial Europeia, vai explorar o planeta Júpiter e Ganimedes, Calisto e Europa, três das suas quatro maiores luas, que poderão esconder oceanos e, quem sabe, ter (ou ter tido) vida. 


PUB


PRIMEIRAS SELFIES DO JUICE

O JUICE voou a bordo do foguete Ariane 5, a partir do Porto Espacial Europeu, em Kourou, Guiana Francesa. A descolagem da missão aconteceu a 14 de abril, às 13h14 (hora de Lisboa).

Nas horas seguintes ao lançamento, o JUICE captou e enviou as primeiras imagens da câmaras de monitorização, mostrando parte da sonda Ariane 5, com o planeta Terra como pano de fundo deslumbrante.

Além da câmara que será utilizada para captar imagens de alta resolução de Júpiter e das suas luas, a ESA explica que a a missão JUICE também está equipada com câmaras de monitorização: a JMC1 e a JMC2. Estas duas foram instaladas para acompanhar o processo de abertura dos painéis solares e antenas da sonda. 


Imagem captada pela JMC1 (Imagem: Esa/Juice)


As duas primeiras imagens da Terra, tiradas pela câmara JMC1 (instalada na parte da frente), foram captadas pouco depois da sonda ter partido para o espaço. Nestas selfies é possível observar uma visão do planeta, incluindo do Golfo de Aden, no norte do Oceano Índico. As imagens têm resolução 1024 x 1024 pixels e foram processadas com um leve ajuste de cor.

O objetivo destas primeiras fotografias — além de proporcionar uma perspetiva diferente do planeta— foi testar a câmara e os sistemas da JUICE antes que a sonda fique cada vez mais distante. 


Imagem captada pela JMC2 (Imagem: Esa/Juice)


MISSÃO JUICE TEM CONTRIBUTO PORTUGUÊS

A aventura conta com significativa participação portuguesa, tanto por parte da indústria como na operação de voo.

Um dos diretores do voo é o Engenheiro Português Bruno Sousa, que está há 20 anos na ESA – Agência Espacial Europeia, onde tem estado à frente de algumas missões de exploração espacial.

Há mais dois portugueses na missão: Marta Pantoquilho, coordenadora do Software (assegura que os sistemas de dados estão a funcionar) e Filipe Metelo, como Simulation Officer durante o treino da equipa.

O satélite inclui componentes fabricados pelas empresas LusoSpace, Active Space Technologies, DEIMOS Engenharia, FHP — Frezite High Performance, Efacec e Celestia, bem como um instrumento concebido em parte pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP). O presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, salienta que “a participação portuguesa nesta missão se traduziu, no total, em contratos de 5,4 milhões de euros para as empresas envolvidas”. “Este volume contratual indica que o Espaço é o setor do futuro e que existe, em Portugal, capacidade de resposta e de participação às ambições internacionais. A contribuição nacional no JUICE espelha, uma vez mais, que este é um setor em contínuo crescimento”, acrescenta.


A VIAGEM É LONGA

Este é, também, mais um esforço europeu na exploração interplanetária: o JUICE juntar-se-á às missões da ESA que já exploraram Vénus, que estão a explorar Marte e que vão explorar Mercúrio. Agora, a Europa chega ao gigante que é 11 vezes maior do que a Terra. A missão liderada pela ESA, conta com os contributos da NASA e da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial).

A viagem é longa — o JUICE só deverá chegar ao seu destino em julho de 2031— e a expectativa é alta. Realizando observações detalhadas sobre o gigante planeta gasoso e as luas Calisto, Europa e Ganimedes, a missão servirá ainda para caraterizar estes satélites como objetos planetários e possíveis habitats. Por debaixo das crostas geladas de Europa e Ganimedes (e, eventualmente, Calisto) é possível que haja oceanos de água gelada.


PLANETA JÚPITER

O maior planeta do sistema solar, Júpiter é o quinto planeta a contar do Sol.
Júpiter é um planeta gasoso composto principalmente por hidrogénio e hélio.
Júpiter é observável a olho nu, sendo no geral o quarto objeto mais brilhante no céu, depois do Sol, da Lua e de Vénus.
Júpiter tem 92 luas (satélites), as quatro maiores são conhecidas como luas galileanas (Io, Europa, Ganimedes e Calisto). 12 dessas 92 luas foram descobertas em fevereiro de 2023. A maior lua de Júpiter é Ganimedes – um mundo verdadeiramente único que será o foco principal da missão JUICE da ESA.


EXPLORAÇÃO DE JÚPITER

Júpiter tem sido explorado desde a década de 1970 por meio de sobrevoos e órbitas pelos programas americanos Pioneer e Voyager da NASA, a sonda Ulysses da ESA/NASA , a missão Cassini-Huygens da NASA/ESA/ASI, a sonda New Horizons da NASA e o orbitador Galileo da NASA. (Galileo é o único explorador de Júpiter dedicado e apenas um a orbitar o planeta antes da sonda Juno da NASA). 

Juno é a única missão atualmente operando em Júpiter, tendo sido lançada em 2011 e entrando em órbita ao redor do planeta em 2016. 

A missão europeia JUICE (Jupiter Icy Moons Explorer) da Agência Espacial Europeia  chegará a Júpiter em 2031 logo após a chegada do Europa Clipper da NASA em 2030, que visa estudar Europa, uma das luas de Júpiter.




Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação