Aberto prazo de registo de candidatos ao Programa UPskill
O Programa UPskill - Digital Skills & Jobs
Requalificação de pessoas desempregadas ou em situação de subemprego, nas várias áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação
De âmbito nacional, o Programa Upskill resulta de uma parceria entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Instituições de Ensino Superior (IES) e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, com o objetivo de dar resposta à crescente procura de talento qualificado em TIC pelas empresas.
São as empresas, com atividade no mercado nacional, que identificam as áreas tecnológicas e as vagas de emprego, de acordo com as suas necessidades efetivas de talento.
Os candidatos terão que de ter o 12º ano de escolaridade ou uma licenciatura (que pode ser obrigatória para algumas ações de formação), assim como um bom domínio de Inglês (B2).
O programa prevê uma duração total de 9 meses (6+3): os cursos de formação nas Instituições de Ensino Superior (IES) têm uma duração estimada de 6 meses, seguidos de 3 meses de formação profissional em contexto de trabalho (FPCT) nas empresas aderentes. Este período poderá ser alargado até um máximo de seis meses, dependendo da empresa. O objetivo final consiste na obtenção de uma avaliação positiva, que assegure a integração dos formandos nos quadros da empresa.
Durante o período de formação, presencial e a tempo inteiro, exigindo total disponibilidade e dedicação, os formandos beneficiarão de uma bolsa de formação equivalente ao salário mínimo nacional, acrescido do subsídio de alimentação.
Os formandos que concluírem a formação com sucesso, e após serem entrevistados pelas empresas, terão a oportunidade, de serem contratados pela empresa onde realizaram a formação profissional em contexto de trabalho. O valor salarial de referência será equivalente a um salário bruto de 1.300 euros, incluindo subsídio de alimentação.