As declarações comprovativas da situação no IEFP podem ser solicitadas através da web



As declarações comprovativas da situação junto do IEFP servem para comprovar a inscrição para emprego e a situação em que o candidato se encontra (desempregado à procura de 1.º emprego, desempregado à procura de novo emprego e empregado).

Para os candidatos já registados nos centros de emprego e registados no portal iefponline é possível obter declarações assinadas digitalmente, através da sua área de gestão no iefponline.

Assim, quando entra na sua área de gestão no iefponline, tem do lado esquerdo a opção disponível com a indicação "Declarações".

(Nota: se não estiver visível a opção "Declarações" significa que a candidatura a emprego não se encontra ativa, ou não está validada ou ainda não efetuou a mesma.)

As declarações podem revestir três tipos possíveis:

Declaração de situação para fins múltiplos, não sujeita a qualquer tipo de validação prévia pelos serviços do IEFP;

- Declaração para efeitos de isenção de taxas moderadoras, não sujeita a qualquer tipo de validação prévia pelos serviços do IEFP;

- Declaração para efeitos de acesso às linhas de crédito do PAECPE, sujeita a validação prévia por parte dos serviços do IEFP, após a qual o utente poderá obter a declaração através da sua área de gestão do Iefponline, num período de 30 dias e enquanto reunir as condições mínimas de acesso.


Para obter declarações via web, terá que se registar no portal, e depois aceder à respetiva opção em Página do IEFP online