Prazos do IRS 2026 - datas mais importantes
IRS - Agenda Fiscal 2026
A entrega da Declaração do IRS em 2026, referente aos rendimentos de 2025, é realizada de 1 de abril a 30 de junho.
Para não perder deduções, nem pagar coimas, e obter os benefícios em IRS, tenha atenção à algumas das tarefas e prazos que deverá cumprir.
FEVEREIRO
- Consultar e confirmar as despesas e faturas pendentes no Portal das Finanças.
- Consultar, atualizar e validar o agregado familiar.
MARÇO
- De 16 a 31 de março decorre o prazo de reclamação em caso de discordância relativa às despesas gerais e familiares e aos benefícios pela exigência de fatura apurados pela Autoridade Tributária (AT).
ABRIL, MAIO, JUNHO
- Entre 1 de abril e 30 de junho, decorre o prazo para confirmar o IRS Automático (caso esteja abrangido pela declaração automática) ou entregar a declaração modelo 3 de rendimentos e respetivos anexos, independentemente da categoria dos rendimentos.
JULHO
A partir da data de entrega da declaração de rendimentos e até 31 de julho, a Autoridade Tributária (AT) envia ao contribuinte, a Nota de Liquidação do IRS. É o prazo limite para receber o reembolso, desde que tenha entregado a declaração dentro do prazo, que é 30 de junho.
AGOSTO
- Até 31 de agosto receba o reembolso ou pague o imposto calculado pela AT. Este prazo está previsto para as declarações entregues dentro do prazo.
Fonte: Autoridade Tributária - Agenda Fiscal

