Programa Valorizar: projetos turísticos no interior
São já conhecidos os primeiros projetos financiados ao abrigo do 2º Aviso da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Programa Valorizar, 85 candidaturas envolvendo um investimento global de mais 22 milhões de euros e um incentivo de quase 14 milhões de euros.
Os investimentos são diversificados, contribuindo para a oferta turística nacional, destacando-se projetos associados ao Enoturismo, Turismo Termal, Cycling and Walking, Autocaravanismo, Turismo Industrial, Turismo Cultural e Literário, Turismo Equestre, Rotas e Praias Fluviais. Destaca-se também a significativa atenção à acessibilidade e ao Turismo Inclusivo.
Os projetos são dinamizados por entidades públicas e privadas, destacando-se no primeiro grupo as autarquias, sempre em estreita articulação com as Entidades Regionais de Turismo.
Estes números foram anunciados na passada quinta-feira, dia 16 de julho, pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, numa deslocação ao Alentejo, promovida pela Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo.
A Secretária de Estado salientou a dinâmica da região que representa cerca de 37% dos projetos aprovados, no presente aviso, envolvendo um investimento global de 8 milhões de euros e um incentivo superior a 5 milhões de euros.
Entre os projetos aprovados registam-se o relativo à Praia Fluvial do Alqueva com um investimento de cerca de 500 mil euros e o da Praia Fluvial de Azenhas D`El Rei do Alandroal, com um investimento de 354 mil euros. A cada um destes projetos foi atribuído um incentivo de 300 mil euros.
Estas iniciativas contribuirão para a dinamização de rede de praias fluviais, onde estão incluídas também as praias de Monsaraz, Mourão, Amieira e Cinco Reis.
Sobre o Valorizar
O Programa Valorizar foi criado em 2016 com o objetivo de promover a contínua qualificação do destino turístico Portugal, através, nomeadamente, da regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e da valorização do património cultural e natural do país, promovendo, de igual modo, condições para a desconcentração da procura, para a redução da sazonalidade e, assim, para a crescente criação de valor e de emprego.
A Linha especifica de Apoio à Valorização Turística do Interior tem por objetivo apoiar projetos e iniciativas que, por meio de atividades com relevância ou interesse para o turismo, contribuam para o desenvolvimento do interior e para a coesão económica e social do território.
O Programa Valorizar, dinamizado pelo Turismo de Portugal, IP, já financiou até ao momento mais de 700 projetos, envolvendo um investimento de 155 milhões de euros e um incentivo de superior a 100 milhões de euros.
Acompanhe o Feed de Empregos no Facebook