Publicidade

Escolas: contratação de Técnicos Especializados



No âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar através da implementação de planos desenvolvimento pessoal, social e comunitário, lançado recentemente, e tendo como finalidade o próximo ano letivo, as escolas vão poder contratar 900 técnicos especializados.
Estes técnicos especializados, que podem ser psicólogos, educadores sociais, assistentes sociais, mediadores e outros técnicos de intervenção social vão ajudar à concretização de medidas centradas em dimensões essenciais para o sucesso e inclusão educativos, nomeadamente o aperfeiçoamento de competências sociais, emocionais e de desenvolvimento pessoal, o aprofundamento da relação entre escola e família e o envolvimento da comunidade na parceria para o sucesso.

A Direção Geral da Administração Escolar (DGAE) tem como missão garantir a concretização das políticas de gestão e de desenvolvimento dos recursos humanos da educação afetos às escolas públicas situadas no território continental nacional, bem como das escolas nacionais que se encontram no estrangeiro, visando a forte promoção da nossa língua e cultura.
Através da Plataforma "Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação" (SIGRHE), as escolas e agrupamentos de escolas, publicam os concursos para contratação de Técnicos Especializados para formação ou para outras funções, por exemplo, Animador Cultural/Social, Mediador, Psicólogo, Técnico de Serviço Social, Monitor, Educador Social, Terapeutas da Fala, Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, entre outros.
PUB

O Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação (SIGRHE) visa fornecer às Escolas um instrumento que permite a gestão integrada dos seus recursos humanos e aos Docentes e Não Docentes disponibilizar as ferramentas necessárias à gestão da sua situação profissional. Esta ferramenta procura abranger a totalidade das ações associadas à gestão do Pessoal Docente e do Pessoal não Docente.

Aceda à plataforma SIGRHE para ver os horários/ofertas disponíveis para Técnicos Especializados e poder fazer a sua candidatura. Siga os quadros seguintes:
> Situação Profissional > Horários/Contratação > Candidaturas>


Consulte aqui um GUIÃO de Utilização da Plataforma SIGRHE. 





O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
2020-09-02
Em comunicado, o Ministério da Educação anuncia que aprovou 664 candidaturas de Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, viabilizando a contratação de 900 técnicos especializados para apoio ao desenvolvimento destas iniciativas.
Os Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário enquadram-se nas medidas de apoio ao acompanhamento dos alunos no regresso às aulas presenciais, visando o acolhimento dos alunos, o reforço das suas aprendizagens, a dinamização de atividades promotoras de bem-estar psicológico, o fomento de competências sociais e a interação com a comunidade.
Estas candidaturas foram avaliadas pela Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, tendo sido apresentadas medidas de âmbito bastante diverso, incluindo intervenção comunitária, adesão a projetos que visam a erradicação do bullying, promoção de competências socioemocionais, desenvolvimento de confiança e gosto pela escola através da arte, entre muitas outras (em anexo, alguns exemplos de medidas aprovadas).
Desta multiplicidade de medidas, resulta a atribuição às escolas da capacidade de contratação de técnicos de áreas de especialidade diferentes: psicólogos educacionais e sociais (que representam a maioria das propostas apresentadas), mediadores sociais, assistentes sociais, terapeutas da fala, educadores sociais, mediadores, artistas residentes, técnicos de informática, terapeutas ocupacionais ou animadores socioculturais.
"Privilegia-se, assim, a abordagem multidisciplinar e comunitária que permite uma intervenção educativa de apoio à criação de condições pessoais e sociais para o regresso saudável à escola", pode ler-se no comunicado.


Acompanhe Feed de Empregos no Facebook

Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação