Registo Criminal: saiba o que é e como pedir

O registo criminal contém todos os antecedentes criminais dos cidadãos com mais de 16 anos. O certificado do registo criminal serve para atestar a existência de antecedentes criminais ou para comprovar a sua ausência. 


No certificado do registo criminal são apresentadas informações sobre:

  • condenações criminais proferidas por tribunais portugueses;

  • decisões de tribunais portugueses que apliquem medidas de segurança;

  • decisões criminais de tribunais estrangeiros, comunicadas a Portugal ao abrigo de acordos internacionais, que digam respeito a portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal.


PUB

O certificado do registo criminal pode ser pedido por:
  • qualquer pessoa com mais de 16 anos, se for o seu próprio registo criminal;

  • qualquer pessoa maior de 18 anos pode pedir o registo criminal de outra pessoa, desde que autorizada pela mesma (o pedido tem de ser feito presencialmente e a autorização tem de ser apresentada aos serviços).


Como pedir ou consultar o certificado de registo criminal:

O certificado do registo criminal online pode ser pedido e consultado na internet, sem ter de se deslocar nem perder tempo em filas. Para poder fazer o pedido online é preciso fazer a autenticação do Cartão de Cidadão ou utilizando a Chave Móvel Digital.


O certificado do registo criminal também pode ser pedido presencialmente ou, se viver no estrangeiro, pelo correio, email.


Autenticação do Certificado

O certificado de registo criminal português é emitido em versão bilingue português/inglês e é assinado eletronicamente pelos Serviços de Identificação Criminal e nele consta um código de acesso que permite, durante a sua validade, a obtenção eletrónica de um certificado atualizado à data e hora da consulta no Portal do Registo Criminal Online, em Consulta de certificado


Prazo de validade do certificado

A data de validade do código do certificado de registo criminal português consta no próprio certificado emitido e permite a consulta no Portal do Registo Criminal Online durante a respetiva validade.

Obter o certificado atualizado em Consulta de Certificado

NOTA:   medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID-19 - O certificado do registo criminal cujo código de acesso terminaria a validade a partir de 24 de fevereiro de 2020, permanece válido até 31 de março de 2021; isto é: esse código permite consultar e obter o certificado atualizado à data da consulta, no Portal do Registo Criminal Online, até 31 de março de 2021 - (Decreto-Lei n.º 87-A/2020, de 15 de outubro)



NOTAS:


Quando faz o pedido online, a emissão do certificado pode demorar até 3 dias úteis.

O certificado pode ser consultado online, por qualquer pessoa, através de um código de acesso que pode ser encontrado no próprio certificado.

O custo do certificado de registo criminal é de 5 euros.

O envio do certificado para o estrangeiro tem o custo de 3,25 euros.

O certificado do registo criminal tem sempre o mesmo valor legal, tanto em formato digital como em papel. A autenticação do certificado é feita através do código de acesso que está no próprio certificado.


Se pretende pedir ou consultar certificado do registo criminal aceda à Página https://registocriminal.justica.gov.pt/ 



Acompanhe o Feed de Empregos no Facebook