Publicidade

ESA procura nova geração de astronautas europeus para viagem à Lua


A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou nova campanha de recrutamento de astronautas. Aposta na diversidade leva ESA a lançar Projeto de Viabilidade para admissão de Parastronauta, o primeiro astronauta com algum nível de deficiência.

A Agência Espacial Europeia procura astronautas europeus para uma viagem à Lua. E um deles pode ser português. O processo de seleção, que prevê o rejuvenescimento da base de astronautas da organização, arrancou a 31 de março e está aberto a nacionais de todos os Estados-membro da organização.

PUB

As candidaturas decorrem de 31 de março a 28 de maio de 2021 e permitirão escolher novos astronautas pela primeira vez desde 2009, num procedimento que irá produzir uma mudança geracional no seio da Agência. O processo de seleção, que obriga a submeter uma candidatura através do site ESA Career, está dividido em seis fases e deverá estar concluído em Outubro.

“Graças a um forte mandato dos Estados Membros da ESA no último Conselho Ministerial em 2019, a Europa está a ocupar o seu lugar no centro da exploração espacial. Para ir onde nunca antes fomos, precisamos olhar mais longe do que antes. Este processo de recrutamento é o primeiro passo e estou ansioso para ver a Agência desenvolver-se em todas as áreas de exploração e inovação espacial, com os nossos parceiros internacionais, nos próximos anos”, afirmou o diretor-geral da ESA, Jan Wörner, citado em comunicado da Agência.

Num ano em que espera atrair um maior número de mulheres – foram 1.430 candidatas num total de 8.413 candidaturas em 2009 –, David Parker, Diretor de Exploração Humana e Robótica, lembra que “a diversidade na ESA não deve apenas abordar a origem, idade, experiência ou sexo dos nossos astronautas, mas talvez também deficiências físicas”. A Agência lança assim “o Projeto de Viabilidade do Parastronauta – uma inovação cuja hora chegou.”

Este projeto piloto dará oportunidade de seguir uma carreira de astronauta a uma parte da sociedade que foi até agora excluída do voo espacial. Pela primeira vez história, uma agência espacial assume um projeto inclusivo desta magnitude.

A campanha de recrutamento de astronautas faz parte de uma estratégia mais abrangente da ESA que visa mostrar que existe um número elevado de oportunidades de trabalho dentro da organização.  ESA tem como objetivo recrutar cerca de 100 pessoas anualmente durante os próximos dez anos.

ESA - Agência Espacial Europeia

ESA Career

Apply_now_to_become_an_ESA_astronaut


Siga Feed de Empregos no Facebook


Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação