Autoridade para as Condições do Trabalho: o que é e para que serve
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) é um serviço do Estado que visa a promoção da melhoria das condições de trabalho em todo o território continental e em todos os sectores de atividade públicos e privados, através da:
- Fiscalização do cumprimento das normas em matéria laboral;
- Promoção de políticas de prevenção dos riscos profissionais;
- Controlo do cumprimento da legislação relativa à segurança e saúde no trabalho.
Quem pode pedir informações à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)?
- O/A trabalhador/a.
- O/A empregador/a.
- O/A representante do/a trabalhador/a.
- Qualquer outra pessoa interessada.
Pode pedir informações à ACT se precisar de esclarecer dúvidas sobre:
- contratos de trabalho – cessação de contrato de trabalho, remunerações, salários em atraso
- faltas, férias, feriados
- horário de trabalho
- isenção de horário de trabalho
- trabalho a tempo parcial
- trabalho noturno
- trabalho por turnos
- trabalho suplementar
- parentalidade
- fiscalização das condições de trabalho, saúde e higiene no local de trabalho
- entre outros.
Fazer uma queixa à Autoridade para as Condições do Trabalho
Se a sua entidade empregadora não estiver a respeitar os seus direitos e condições de trabalho, pode fazer uma queixa. O anonimato é sempre garantido.
Os casos também podem ser denunciados por outras pessoas, que não sejam a/o trabalhadora/trabalhador diretamente afetada/o. O anonimato é sempre garantido para todos.
Fazer uma queixa ou denúncia à ACT - AQUI.
Para mais esclarecimentos pode consultar o Site da ACT.
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