Autoridade para as Condições do Trabalho: o que é e para que serve
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) é um serviço do Estado que visa a promoção da melhoria das condições de trabalho em Portugal.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) é um serviço de promoção da melhoria das condições de trabalho, prevenção, controlo, auditoria e fiscalização, integrado na administração direta do Estado, através da:
- Fiscalização do cumprimento das normas em matéria laboral;
 - Promoção de políticas de prevenção dos riscos profissionais;
 - Controlo do cumprimento da legislação relativa à segurança e saúde no trabalho.
 
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Quem pode pedir informações à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)?
- O/A trabalhador/a.
 - O/A empregador/a.
 - O/A representante do/a trabalhador/a.
 - Qualquer outra pessoa interessada.
 
Pode pedir informações à ACT se precisar de esclarecer dúvidas sobre:
- contratos de trabalho – cessação de contrato de trabalho, remunerações, salários em atraso
 - faltas, férias, feriados
 - horário de trabalho
 - isenção de horário de trabalho
 - trabalho a tempo parcial
 - trabalho noturno
 - trabalho por turnos
 - trabalho suplementar
 - parentalidade
 - fiscalização das condições de trabalho, saúde e higiene no local de trabalho
 - ...entre outras.
 
A ACT está sediada em Lisboa e atua em todo o território continental, dispondo de vários serviços desconcentrados – centros locais e unidades locais – com competência inspetiva e de promoção da segurança e saúde no trabalho.
Para mais esclarecimentos consulte o Portal da ACT
Para entrar em contacto com a ACT consulte as formas e locais de atendimento AQUI.
