Estágios em funções administrativas e de tradução nos serviços da Comissão Europeia
Duas vezes por ano, a Comissão Europeia organiza estágios remunerados de 5 meses que se destinam a candidatos nacionais de um Estado-Membro da União Europeia (UE), licenciados, com bom conhecimento de Inglês ou Francês e sem limite de idade.
O Programa de estágios Blue Book tem abertas as candidaturas de 18 de julho a 31 de agosto de 2023, para mais de 600 vagas.
Os estagiários realizam funções administrativas ou de tradução:
- Participação e organização de reuniões, grupos de trabalho e audiências públicas
- Pesquisa, elaboração de documentação de edição final - incluindo relatórios e consultas
- Respondendo às perguntas dos cidadãos
- Apoiar a gestão de projetos
- Traduzir, revisar traduções ou pesquisar terminologia
Os estagiários selecionados realizam o seu trabalho nas direções-gerais, agências e organismos da Comissão Europeia que assinaram um acordo de serviço com a DG EAC / Comissão (Commission's Directorate General for Education and Culture), situados principalmente em Bruxelas, mas também no Luxemburgo e noutras cidades europeias (Representação da Comissão Europeia em Portugal, Lisboa).
O objetivo dos estágios é fornecer experiência de trabalho aos cidadãos europeus.
A natureza do seu trabalho dependerá do serviço ao qual foi designado. Por exemplo, trabalhar na área de direito da concorrência, recursos humanos, política ambiental, tradução, etc.
Os estagiários estarão sob a responsabilidade de um Tutor de estágio que guiará e supervisionará os seus trabalhos. Haverá ainda um programa de formação, que inclui a ida a diferentes conferências e visitas a outras instituições da União Europeia (UE).
Os perfis dos candidatos mais procurados são: Direito, Ciências Políticas, Relações Internacionais, Economia, Tradução, Recursos Humanos, TIC, Tecnologia Agrícola, Comunicação, Educação, Bioquímica, Engenharia, Saúde e Segurança Alimentar, Gestão de Energia, Meio Ambiente, Engenharia Aeroespacial, Design Gráfico, Multimédia, etc.
A natureza do seu trabalho dependerá do serviço ao qual foi designado. Por exemplo, trabalhar na área de direito da concorrência, recursos humanos, política ambiental, tradução, etc.
Não. Não existe limite de idade para participar no programa de estágios da Comissão Europeia.