Publicidade

Registo que dá acesso ao Estatuto dos Profissionais da Cultura já abriu inscrições

 

Foto: Estatuto Cultura


Os trabalhadores do setor artístico e cultural já podem pedir o registo que lhes permite aceder ao novo regime jurídico consagrado no Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura.

De acordo com o site estatutocultura.pt, que centraliza as informações relativas ao Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, o acesso ao pedido de registo pode ser feito online e fica sob a alçada da Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC).

O estatuto entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2022.

O estatuto, que abrange profissionais das artes do espetáculo, do audiovisual, das artes visuais, da criação literária e da mediação cultural, está dividido em três eixos: registo dos trabalhadores; contratos de trabalho; regime contributivo e apoios sociais.

A inscrição no Registo dos Profissionais da Área da Cultura (RPAC) é facultativa, mas só ela permitirá ao trabalhador beneficiar de proteção social em caso de, por exemplo, doença ou invalidez, ou ainda ter acesso ao subsídio em caso de “situação involuntária de suspensão da atividade cultural”.

Para obter este subsídio, o profissional tem de apresentar um prazo de garantia, demonstrando que trabalhou pelo menos seis meses na área da Cultura, tendo pago as respetivas contribuições.

Mais informações em https://estatutocultura.pt


Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação