Publicidade

Segurança Social atribuirá o apoio alimentar através de Cartões Sociais eletrónicos



Foi hoje publicada a Portaria n.º 14/2022 que cria e regula o Programa Cartões Sociais, que permitirá às famílias mais carenciadas acederem a um cartão eletrónico, patrocinado pelos fundos europeus, para comprarem os seus próprios alimentos em estabelecimentos comerciais aderentes.20-01-2022.

A Segurança Social tem várias respostas sociais, com o objetivo de ajudar as pessoas e famílias mais carenciadas. Entre os serviços disponibilizados, está o apoio alimentar.

O Programa Cartões Sociais permitirá simplificar o acesso ao apoio alimentar por parte das famílias carenciadas.

Os destinatários poderão utilizar esses cartões em qualquer rede de estabelecimentos que venham a aderir ao Programa Cartões Sociais, estando a utilização do cartão limitada à aquisição dos bens elegíveis no âmbito do Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC). 

PUB


Os cartões serão recarregados com uma periodicidade, no mínimo, mensal, com um determinado montante financeiro transferido pelo Instituto da Segurança Social. A utilização do cartão eletrónico servirá apenas para a aquisição de bens alimentares, estando proibida a aquisição de bens como bebidas alcoólicas e tabaco.

O objetivo é que estes cartões eletrónicos funcionem na rede de retalhistas do setor alimentar, garantindo uma cobertura geográfica dos serviços em todos os concelhos de Portugal Continental e a ligação aos seus sistemas operativos.

Esta modalidade de distribuição indireta de apoio alimentar, a implementar durante este ano, irá coexistir com a distribuição direta de cabazes que é feita atualmente.

O FEAC é operacionalizado em Portugal pelo Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC). Trata-se de um mecanismo de apoio alimentar e outros bens de consumo básico, que é cofinanciado em 85% pelo Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC). 

Pessoas e famílias carenciadas> consultar os Apoios Sociais da Segurança Social para a Comunidade e Família AQUI

Siga-nos        

Siga-nos 



EM DESTAQUE

OFERTAS DE EMPREGO

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

ESTÁGIOS

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação