Publicidade

IRS: Novas tabelas de retenção na fonte


Foram publicadas novas tabelas de retenção na fonte de IRS com atualização do intervalos dos escalões. Veja as simulações das Finanças.

PUB

Em 2 de dezembro de 2021, o Governo publicou as tabelas de retenção na fonte de IRS para vigorar em 2022.

As tabelas então aprovadas tiveram em conta que a atualização da remuneração mínima mensal garantida é atualmente o referencial para aplicação do mínimo de existência. Paralelamente, o Governo deu continuidade ao ajustamento progressivo entre as retenções na fonte e o valor do imposto a pagar, que é particularmente necessário nas tabelas relativas ao trabalho dependente (casado e não casado), uma vez que as tabelas relativas às pensões - à semelhança do que já hoje acontece com as tabelas relativas aos rendimentos das pessoas com deficiência - já se encontram ajustadas entre o imposto retido e o imposto devido.

Posteriormente, o Governo tendo verificado a necessidade de garantir que o aumento das pensões não determinava a redução do rendimento líquido dos pensionistas, procedeu à retificação do referido despacho.

Considerando o já referido esforço de ajustamento que tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos de aproximação do imposto retido ao imposto, e tendo já este ano sido reduzidas as taxas de retenção, são agora também atualizados os limites dos intervalos dos vários escalões.

Segundo o Governo, estes dois movimentos, em conjunto, permitem baixar a retenção na fonte da generalidade dos trabalhadores dependentes, continuando a corrigir o desvio histórico entre o imposto retido e o imposto devido e minimizando o agravamento desta distorção que a descida de IRS projetada para este ano potenciaria. Adicionalmente, e tal como ocorrido no caso dos pensionistas, o Governo tenta prevenir que aumentos dos rendimentos possam traduzir-se no imediato em diminuição de remuneração líquida.

As novas tabelas de retenção na fonte aplicam-se a partir de 1 de março de 2022.

Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação