PUB


Loja Zippy implementa tecnologia 5G que permite experimentar artigos em formato virtual

 


A NOS uniu-se à Zippy para disponibilizar, pela primeira vez, uma solução tecnológica assente em 5G, que promete revolucionar a experiência dos clientes em loja. 


A Loja Zippy do NorteShopping, no Porto, tornou-se pioneira na aplicação de 5G no retalho, com a disponibilização de uma solução de realidade aumentada que revoluciona a experiência, uma web app e um catálogo de produtos em 3D que permitem experimentar artigos em formato virtual.

Com uma cobertura 5G dedicada, a Loja Zippy do NorteShopping, é agora uma montra tecnológica do retalho inteligente. Ao longo de quatro semanas, os clientes desta loja podem ter acesso ao catálogo da marca e experimentar, de forma virtual, alguns dos mais variados artigos, incluindo aqueles que não estão em exposição ou se encontram fora de stock.

Tal só é possível através de uma web app que utiliza realidade aumentada (AR) para produzir modelos 3D dos produtos da Zippy. Os clientes que acedam à aplicação podem experimentar e visualizar em tamanho e tempo real os produtos, sem necessidade de os calçar, vestir ou montar, permitindo, por exemplo, antever a utilização de artigos mais complexos.

A solução foi desenvolvida pela NOS e pela Dimmersions, uma startup madeirense, que fez a digitalização dos produtos e o desenho do software de realidade aumentada e que desenvolve e comercializa soluções para realidade aumentada e virtual. 

Em comunicado, a NOS sublinha que as novas experiências de retalho inteligente, potenciadas pelo 5G, vão permitir ao clientes experimentar artigos sem os vestir ou calçar, perceber como ficam as peças de mobiliário no local desejado em casa ou ter uma experiência de compra remota muito mais imersiva e digital. 

Para os retalhistas e lojistas, os benefícios trazidos pela quinta geração de comunicações móveis em conjunto com tecnologias como a realidade aumentada e realidade virtual incluem ganhos de eficiência a vários níveis: menor necessidade de uma linha alargada de produtos em loja, facilidade em demonstrar a utilização de produtos complexos ou de grande volume, e uma redução no número de devoluções de produtos pelo cliente. 

Estima-se que, em 2025, o mercado de retalho inteligente represente mais de 52 mil milhões de euros e que as novas tecnologias potenciadas pelo 5G adquiram um papel central na experiência de compra, quer em loja, quer à distância. No mesmo ano, o mercado para as tecnologias de AR e VR apenas no retalho deverá representar mais de 1,4 mil milhões de euros.


Siga-nos 


Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS

Pub