Publicidade

Já tem o seu cartão europeu de seguro de doença emitido pela Segurança Social?




Vai de viagem pela Europa? Leve o Cartão Europeu de Seguro de Doença.
Se pretende viajar pela Europa, não se esqueça de levar consigo o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), também conhecido por Cartão Europeu de Saúde.
O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) é um cartão emitido pelos serviços da Segurança Social, que lhe garante o acesso a assistência médica em qualquer um dos Estados aderentes. A sua emissão é gratuita.
É um cartão de modelo único, comum a todo o espaço da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega, Suíça e Reino Unido, gratuito e concebido para simplificar a identificação do seu titular e do serviço de saúde do seu país.

PUB

O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite a uma pessoa segurada ou abrangida por um regime de proteção social de um dos Estados-Membros da União Europeia e  da Islândia, Listenstaina, Noruega, Suíça e Reino Unido, obter junto dos prestadores de cuidados públicos a assistência médica de que o seu estado de saúde necessitar durante a sua estada temporária em qualquer dos Estados referidos.

Os cuidados de saúde são prestados aos portadores do CESD nos mesmos moldes que aos beneficiários do sistema de Segurança Social do país onde se encontram, o que significa que esses cuidados podem não ser gratuitos e que pode haver lugar ao pagamento de taxas moderadoras ou de comparticipações (não reembolsáveis).


Quem pode requerer

  • Os trabalhadores que se encontrem abrangidos por um regime de Segurança Social, os não ativos, os pensionistas e respetivos familiares

  • Beneficiários de subsistemas de saúde públicos

  • Beneficiários de subsistemas de saúde privados

  • Utentes do Serviço Nacional de Saúde, no caso de não haver vínculo à Segurança Social ou a um subsistema de saúde público ou privado.

 

O CESD é um cartão nominativo e individual, pelo que cada beneficiário titular e familiar, que se desloque ao estrangeiro, deve possuir o seu.


Como requerer o CESD

Os interessados podem pedir ou renovar o CESD:

Na Internet - Os beneficiários da Segurança Social que têm Número de Identificação de Segurança Social, podem pedir o CESD na Segurança Social Direta, com palavra-chave ou Cartão de Cidadão para acesso ao serviço.

Presencialmente - num dos serviços de atendimento da Segurança Social ou nos Espaços Cidadão..

Em geral, o Cartão Europeu de Seguro de Doença é valido por 3 anos.


Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação