PUB

Não de esqueça do 𝗖𝗮𝗿𝘁ã𝗼 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗽𝗲𝘂 𝗱𝗲 𝗦𝗮ú𝗱𝗲 se viajar pela europa




Vai de férias? Leve o Cartão Europeu de Saúde
Se pretende viajar pela Europa, não se esqueça de levar consigo o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), também conhecido por Cartão Europeu de Saúde.
O CESD é um cartão emitido pelos serviços da Segurança Social, que lhe garante o acesso a assistência médica em qualquer um dos estados aderentes. A sua emissão é gratuita.
É um cartão de modelo único, comum a todo o espaço da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega, Suíça e Reino Unido, gratuito e concebido para simplificar a identificação do seu titular e do serviço de saúde do seu país.

PUB

O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite a uma pessoa segurada ou abrangida por um regime de proteção social de um dos Estados-Membros da União Europeia ​(Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia), Islândia, Listenstaina, Noruega, Suíça e Reino Unido, obter junto dos prestadores de cuidados públicos a assistência médica de que o seu estado de saúde necessitar durante a sua estada temporária em qualquer dos Estados referidos.

Os cuidados de saúde são prestados aos portadores do CESD nos mesmos moldes que aos beneficiários do sistema de Segurança Social do país onde se encontram, o que significa que esses cuidados podem não ser gratuitos e que pode haver lugar ao pagamento de taxas moderadoras ou de comparticipações (não reembolsáveis).


Quem pode requerer

  • Os trabalhadores que se encontrem abrangidos por um regime de Segurança Social, os não ativos, os pensionistas e respetivos familiares

  • Beneficiários de subsistemas de saúde públicos

  • Beneficiários de subsistemas de saúde privados

  • Utentes do serviço nacional de saúde, no caso de não haver vínculo à Segurança Social ou a um subsistema de saúde público ou privado.

 

O CESD é um cartão nominativo e individual, pelo que cada beneficiário titular e familiar, que se desloque ao estrangeiro, deve possuir o seu.


Obter o CESD

Os interessados podem pedir ou renovar o CESD na Segurança Social Direta, num dos serviços de atendimento da Segurança Social ou nos serviços do subsistema de saúde do interessado.

Em geral, o Cartão Europeu de Seguro de Doença é valido por 3 anos.

Siga o Feed de Empregos no Facebook

Siga-nos 


Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS

Pub