Publicidade

Projeto português de reciclagem de brinquedos vence Prémio do Novo Bauhaus Europeu 2022

 



O projeto REPLAY é um dos vencedores dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022, na categoria “Moldando um ecossistema industrial circular e apoiando o pensamento do ciclo de vida”. 

O projeto, liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal, desenvolveu uma rede de recolha e triagem de brinquedos em fim de vida, para a transformação em novos brinquedos. 

Os vencedores dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022 foram anunciados durante o Festival New European Bauhaus, de 9 e 12 de junho em Bruxelas.

O REPLAY assenta no conceito da economia circular e visa incentivar a discussão pública e política em Portugal sobre a falta de solução para a reciclagem de objetos plásticos, como os brinquedos.


O projeto português REPLAY - Rethinking and Recycling Toys, foi um dos 52 projetos finalistas (entre mais de mil candidatos) em toda a Europa, dos Prémios Novo Bauhaus Europeu 2022, na categoria “4 - Shaping a circular industrial ecosystem and supporting life-cycle thinking”.

O projeto, financiado pelo Novo Banco, é liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal e, ao longo de 2021, desenvolveu a primeira rede de recolha, triagem e reciclagem de brinquedos, tendo em vista ao fim da deposição em aterro, e o máximo aproveitamento de todos os materiais. Testou ainda, um circuito de reciclagem nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa e Évora. O plástico recolhido foi encaminhado para cinco laboratórios Precious Plastic Portugal para a transformação criativa num novo brinquedo, votado por mais de 260 crianças. O projeto pretende agora expandir-se e incluir outros municípios.


O projeto REPLAY

Assente nos conceitos da economia circular, o projeto REPLAY quer incentivar a discussão pública e política, em Portugal, sobre a falta de destino de reciclagem para tantos objetos plásticos, como os brinquedos e, acima de tudo, propor soluções concretas.

Fases do processo REPLAY

O projeto piloto começou com a participação da comunidade. As famílias dos municípios envolvidos foram desafiadas a realizar, em casa, quatro passos: seleção de brinquedos, desmontagem, contabilização e entrega.

Os brinquedos desmontados e classificados por tipo de material foram depois depositados num dos 44 pontos de entrega REPLAY localizados em 11 localidades. O plástico recolhido foi encaminhado para cinco laboratórios Precious Plastic Portugal nas cidades participantes para a transformação criativa do plástico em novos brinquedos ou outros objetos úteis.




O Novo Bauhaus Europeu

Iniciativa lançada pela Comissão Europeia, o Novo Bauhaus Europeu (NEB) é um movimento criativo e interdisciplinar em desenvolvimento e no qual todos podem participar.
O Novo Bauhaus Europeu proporciona um espaço de encontro para conceber futuros modos de vida, situada na encruzilhada entre a arte, a cultura, a inclusão social, a ciência e a tecnologia, que visa aproximar o Pacto Ecológico Europeu dos sítios onde vivemos e mobilizar um esforço coletivo para imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e belo para a nossa mente e a nossa alma.
Os Prémios Novo Bauhaus Europeu pretendem reconhecer e celebrar exemplos inspiradores de transformações nos espaços físicos, nas nossas experiências e vida quotidiana, que integrem os três valores basilares do NEB: a belo, o sustentável e o inclusivo.

Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação