Estão abertas as candidaturas para a Mostra Nacional de Jovens Criadores
A Mostra Nacional Jovens Criadores é uma iniciativa do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Gerador, uma plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação.
Esta iniciativa arranca com uma fase de concurso, passando, depois, por um período de seleção de obras e terminando com uma mostra expositiva e performática dos trabalhos selecionados. Os projetos deverão ser submetidos online até às 20h00 do dia 5 de outubro de 2022 e posteriormente, em caso de seleção, as obras originais devem ser enviadas para a sede do Gerador.
Podem candidatar-se jovens portugueses/as ou estrangeiros/as, se residentes em Portugal, com idade máxima de 30 anos à data de 31 de dezembro. As candidaturas poderão ser apresentadas individualmente ou em equipa.
As áreas artísticas abertas a concurso são:
Arte Digital;
Arte Urbana;
Cerâmica;
Cinema;
Dança;
Escultura;
Fotografia;
Gastronomia;
Humor;
Ilustração;
Literatura;
Moda;
Música;
Pintura;
Teatro.
Os trabalhos serão avaliados por júris temáticos para cada uma das áreas artísticas. Cada júri temático terá três elementos: dois autores/as reconhecidos pelo seu trabalho na área e um representante do IPDJ.
A Mostra decorrerá em novembro de 2022, em Almada, em data a anunciar, com todos os trabalhos selecionados expostos ou apresentados, dependendo das áreas artísticas. A Mostra 2022 vai juntar mais de 100 criadores/as de 15 dimensões artísticas diferentes, numa das suas edições mais inovadoras de sempre.
Será atribuído um prémio pecuniário no valor de 1 000€, em cada uma das áreas temáticas, à proposta mais bem avaliada pelo júri. O anúncio dos premiados será feito no último dia da Mostra Nacional Jovens Criadores, na gala de entrega de prémios.
Aceda ao Regulamento aqui