Publicidade

Portugal é dos países da UE com mais desemprego jovem

 



Portugal é o quarto país da União Europeia com a taxa de desemprego jovem mais elevada, segundo o estudo "Desemprego em Portugal e na Europa: quão penalizados estão a ser os jovens?", divulgado em setembro de 2022, pelo Observatório das Desigualdades.

O estudo analisa a evolução do desemprego jovem e do desemprego total em Portugal e na Europa de 2010 a 2021.

De acordo com a análise "Desemprego em Portugal e na Europa: quão penalizados estão a ser os jovens?", embora Portugal seja um dos países onde a taxa de desemprego da população total se situe abaixo da média europeia, no caso do desemprego jovem é superior à média dos 27 Estados-Membros.

Em 2021, o desemprego jovem em Portugal, relativo à faixa etária entre os 15 e os 24 anos, representava 23,4 %.

"Os países com maiores percentagens de desemprego jovem são a Grécia, Espanha (ambos acima de 30 %), Itália, Suécia, Portugal, Croácia, Roménia e Eslováquia (acima de 20%). 

No entanto, todos os países, à exceção da Grécia e de Espanha, apresentam percentagens inferiores a 10 % para o desemprego total, ilustrando como o desemprego jovem é substancialmente superior ao desemprego total", como é referido no mesmo estudo.

Os países que apresentam taxas de desemprego jovem mais reduzidas (inferiores a 12%) situam-se, de modo tendencial, no centro europeu – Alemanha, Países Baixos, Suíça, Áustria, República Checa, Malta e Polónia. 

O estudo sublinha que a comparação entre a taxa de desemprego jovem e a taxa de desemprego na população em geral na Europa difere "significativamente em todos os países europeus, assumindo a taxa de desemprego jovem valores mais elevados que a taxa de desemprego total em todos os países em análise, com maior intensidade nos países da Europa do Sul".

Portugal encontra-se entre os países com maiores taxas de desemprego jovem – em 2013 era o quinto país da União Europeia com a taxa de desemprego jovem mais elevada e em 2021 o quarto. 


Estudo disponível em https://www.observatorio-das-desigualdades.com/2022/09/28/ odesemprego-em-portugal-e-na-europa-quao-penalizados-estao-a-ser-os-jovens-deines-tavares-e-renato-miguel-do-carmo 


Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação