Publicidade

Dia Nacional da Igualdade Salarial 2022



13.11.2022 - Este ano, o Dia Nacional da Igualdade Salarial, assinala-se a 13 de novembro, um dia que não é fixo pois traduz em dias de trabalho, a disparidade salarial de género e assinala o dia a partir do qual as mulheres deixam (virtualmente) de ser remuneradas pelo seu trabalho enquanto os homens continuam a receber o seu salário.






Dia Nacional da Igualdade Salarial, marca uma data simbólica que corresponde ao número de dias de trabalho remunerado que as mulheres perdem para os homens até ao final do ano.

Dia Nacional da Igualdade Salarial assinala-se este ano no dia 13 de novembro 2022, porquanto a diferença salarial entre mulheres e homens apurada no ano de 2020 é de 13,3% (consulte o Barómetro das Diferenças Remuneratórias entre Mulheres e Homens), o que corresponde a 48,54 dias, ou seja, seria como se as mulheres deixassem de, até ao final do ano, ser pagas pelo seu trabalho.

De acordo com os dados, a diferença remuneratória entre homens e mulheres corresponde a 48,54 dias de trabalho, pago aos homens, não pago às mulheres. 

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a desigualdade salarial é um problema “persistente e universal” e desde a sua entrada no mercado de trabalho “estas têm tido, em geral, uma remuneração mais baixa do que os homens”.

A igualdade salarial já é Lei. Agora é preciso que seja uma realidade! A comemoração do Dia Nacional da Igualdade Salarial pretende sensibilizar, esclarecer e motivar toda a sociedade para a mudança de paradigma.



Fonte: Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação