Publicidade

Empresa portuguesa desenvolveu painéis solares flutuantes que seguem o Sol


A solução foi desenvolvida com tecnologia 100% portuguesa.

A SolarisFloat , empresa do jp.group, grupo empresarial português com presença internacional em mais de 70 países, desenvolveu uma solução fotovoltaica flutuante de rastreamento, única no mercado solar fotovoltaico flutuante. 



Foto: ©SolarisFloat

 

Diferente das muitas que estão a ser instaladas pelo mundo, a plataforma flutuante que a empresa desenvolveu está entre as primeiras a combinar painéis solares flutuantes com tecnologia de rastreamento solar - tudo num esforço para maximizar a quantidade de eletricidade limpa que pode produzir.

Criado e desenvolvido pela SolarisFloat, esta instalação de painéis solares flutuantes chama-se PROTEVS e compreende 180 painéis solares móveis e está, atualmente, a flutuar no lago Oostvoorne Meer, na Holanda.

A solução desenvolvida pela empresa portuguesa é inovadora por fundir painéis flutuantes com a tecnologia sun-tracking, isto é, os painéis PROTEVS® giram lentamente em dois eixos, usando sensores mecânicos, geoespaciais e de luz para rastrear com precisão a elevação do caminho do sol conforme ele se move de leste a oeste.




Esta tecnologia é uma pequena iniciativa no mundo que tenta mudar rapidamente para energia renovável, mas a SolarisFloat considera que esta instalação pode ser ampliada para gerar grandes quantidades de eletricidade limpa – e, crucialmente, sem ocupar terras valiosas.

A SolarisFloat acredita que “a produção de energia renovável aumentará em todo o mundo (…) muito mais na água do que na terra”. Por quê? Porque a terra está se tornando um bem muito precioso.”

A SolarisFloat construiu o PROTEVS® como um projeto piloto para testar uma tecnologia de ponta e analisar como ela impulsiona a produção de energia limpa. Este protótipo acabou por colocar a SolarisFloat como finalista do European Inventor Award em 2022, na categoria de PME's (Pequenas e Médias Empresas).

A Solaris Float trabalhou em estreita parceria com o INEGI (Instituto de Ciência e Inovação Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial) e principalmente com os Engenheiros Inventores Nuno Correia e Carla Gomes em todas as etapas do processo de Inovação.



Fotos/Imagens ©SolarisFloat


Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação