Publicidade

Portugal é o segundo país europeu com mais mulheres inventoras

 


Portugal é o segundo país na Europa com mais mulheres inventoras, divulgou o Instituto Europeu de Patentes (IEP) partindo de um estudo com dados da última década.

Um novo estudo divulgado pelo IEP constata que 13,2% dos inventores na Europa são mulheres. O estudo, o primeiro deste tipo a ser publicado pelo IEP, é baseado na percentagem de mulheres inventoras nomeadas em todos os pedidos de patente ao IEP de 1978 a 2019.

Segundo os dados do IEP, depois da Letónia (30,6%), Portugal (26,8%) é o país, entre 34, com uma taxa mais elevada de mulheres inventoras na década passada, entre 2010 e 2019. No fim da tabela surgem Alemanha e Luxemburgo (10,0%), Liechtenstein (9,6%) e Áustria (8,0%).

Women Inventors Ranking of EPO (IEP) member states (for the period 2010-19)



Os dados baseiam-se no registo de patentes feito junto do IEP.

No caso de Portugal, 26,8% dos pedidos de patentes foram apresentados por mulheres, o equivalente ao dobro da média europeia, com as universidades e os centros de investigação públicos a liderarem no número de inventoras (36%, quase o dobro da média europeia).

Os dados revelam que a química é a área com mais mulheres inventoras (42,3% em Portugal e 22,4% na Europa) e a engenharia mecânica a que tem menos (13,4% em Portugal e 5,2% na Europa).

De acordo com o IEP, a taxa de mulheres inventoras na Europa (13,2%) é superior à do Japão (9,5%), mas inferior à da Coreia do Sul (28,3%), da China (26,8%) e dos Estados Unidos (15,0%).

Citado em comunicado, o presidente do Instituto Europeu de Patentes (IEP), António Campinos, salienta “os progressos feitos no sentido de uma maior inclusão” das mulheres “no campo das patentes”, mas reconhece que “é preciso fazer mais”.

“A promoção da mulher na ciência e na inovação continua a ser um grande desafio para a Europa e, no entanto, este é um fator-chave na sua sustentabilidade e competitividade futuras”, sustentou.


Estudo «Women’s participation in inventive activity: evidence from EPO data»


Siga-nos 



EM DESTAQUE

OFERTAS DE EMPREGO

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

ESTÁGIOS

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação