Publicidade

Trabalhar por conta própria 👉 As diferenças entre empresário e trabalhador independente




Iniciar um negócio pode ser uma forma de criar o seu próprio emprego e uma alternativa a uma situação de desemprego.

Dependendo do tipo de negócio, para trabalhar por conta própria, poderá iniciar uma atividade como Empresário em Nome Individual (ENI)  ou como Trabalhador Independente.

Tenha a atenção que para a Segurança Social ambos são designados de “Trabalhadores Independentes”. Para a Autoridade Tributária podem existir diferenças na tributação dos rendimentos.

PUB

Diferenças entre Empresário em Nome Individual e Trabalhador independente. 

Para efeitos fiscais e de Segurança Social, o Empresário em Nome Individual é equiparado ao Trabalhador Independente.

A diferença entre Empresário em Nome Individual (ENI) e Trabalhador independente está no tipo de vendas que cada um pode fazer:

👉o trabalhador independente vende serviços,

👉o empresário em nome individual pode vender serviços, bens e produtos.


Trabalhador Independente

Um trabalhador independente é alguém que não tem vínculo laboral ou contratual com uma empresa ou qualquer cliente com quem trabalhe, sendo também denominado de ‘freelancer’.

É autónomo no exercício da sua atividade, que consiste na prestação de serviços e enquadra-se na tabela de atividades do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (CIRS). Deve emitir uma fatura-recibo junto da empresa a quem presta um dado serviço.


Empresário em Nome Individual

Um Empresário em Nome Individual é a forma jurídica mais simples de constituição de uma empresa, titulada apenas por um indivíduo, mais direcionada para pequenos negócios e com investimento reduzido.

Qualquer pequeno negócio de âmbito comercial, industrial, de serviços ou agrícola pode ser registado como "Empresa em nome individual", desde que o titular seja apenas um indivíduo.


Início da Atividade

Para que a decisão de trabalhar por conta própria se revele profícua, deverá definir a sua situação como Trabalhador Independente ou como Empresário em Nome Individual.

Deverá começar pela formalidade legal da declaração de início de atividade na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e do enquadramento de trabalhador independente na Segurança Social.


+ARTIGOS DE INTERESSE

Portal das Finanças - Folheto Informativo - Início de atividade

Como abrir um Empresa em Nome Individual



Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação