Aberto CONCURSO EXTERNO de Educadores de Infância e Professores para o ano letivo 2024/2025
A Direção-Geral da Administração Escolar abriu as candidaturas para os Concursos Interno e Externo, destinado a Educadores de Infância e a Professores dos Ensinos Básico e Secundário, com vista à satisfação das necessidades permanentes dos quadros de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas (AE/EnA) e dos quadros de zona pedagógica (QZP), bem como a satisfação das necessidades temporárias.
Prazo:
A candidatura irá decorrer durante 5 (cinco) dias úteis, de dia 10 a 16 de abril de 2024 (disponível até às 18.00h de Portugal continental).
CONCURSO INTERNO / CONCURSO EXTERNO - 2024/2025
Podem ser opositores:
a) Os docentes de carreira vinculados a AE/EnA, portadores de qualificação profissional, que pretendam a transferência para outro lugar de quadro de AE/EnA, para lugar de QZP ou a transição de grupo de recrutamento;
b) Os docentes de carreira vinculados a QZP, portadores de qualificação profissional, que pretendam a transferência para lugar de quadro de AE/EnA, para outro QZP ou a transição de grupo de recrutamento;
c) Docentes de carreira das Regiões Autónomas.
CONCURSO EXTERNO
Podem ser opositores ao concurso externo os indivíduos que, até ao termo fixado para a apresentação da candidatura, reúnam os requisitos gerais e especiais, constantes do artigo 22.º do Estatuto da Carreira Docente (ECD).
Os candidatos a Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento são, obrigatoriamente, candidatos ao concurso externo.
Manual de utilizador - Candidatura ao concurso externo 2024/2025
Candidaturas de 10 a 16 de abril 2024
NOTAS DE APOIO:
Os concursos interno e externo visam a satisfação das necessidades permanentes de pessoal docente dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas (AE/EnA) e dos quadros de zona pedagógica (QZP).
O concurso interno visa, ainda, a mobilidade dos docentes de carreira que pretendam concorrer a vagas de quadro dos AE/EnA, por transição de grupo de recrutamento ou por transferência de AE/EnA ou de QZP.
O concurso externo destina-se ao recrutamento de candidatos que, preenchendo os requisitos previstos no artigo 22.º do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, pretendam ingressar na carreira.
O ingresso na carreira é feito através do preenchimento de vagas de QZP ou de AE/EnA.
4. - Prioridades: (consultar a Parte II - Tipologias dos concursos - II - Concurso Externo, Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento do Aviso n.º 6468-A/2024/2)
Os candidatos ao concurso externo são ordenados de acordo com prioridades.
4.4 - Para efeitos da 3.ª prioridade são considerados os candidatos qualificados profissionalmente para o grupo de recrutamento a que se candidatam.
+ DOCUMENTOS DE INTERESSE
Aviso n.º 6468-A/2024/2, de 25 de março - Aviso de abertura dos Concursos de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário para o ano escolar de 2024/2025
Portaria n.º 110-A/2024/1, de 19 de março - Fixa as vagas do concurso interno e externo dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas e dos quadros de zona pedagógica.
Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de abril - Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Fonte: https://www.dgae.medu.pt/