Dia Nacional para a Igualdade Salarial 2025

Em 2025, o Dia Nacional da Igualdade Salarial, assinala-se a 16 de novembro, um dia que não é fixo pois traduz em dias de trabalho, a disparidade salarial de género e assinala o dia a partir do qual as mulheres deixam (virtualmente) de ser remuneradas pelo seu trabalho enquanto os homens continuam a receber o seu salário.
O Dia Nacional da Igualdade Salarial, marca uma data simbólica que corresponde ao número de dias de trabalho remunerado que as mulheres perdem para os homens até ao final do ano.
O Dia Nacional da Igualdade Salarial assinala-se este ano no dia 16 de novembro 2025, porquanto a diferença salarial entre mulheres e homens é de 12,5%, segundo os dados divulgados no Barómetro das Diferenças Remuneratórias entre Mulheres e Homens, em 2023, o que corresponde a 46 dias de trabalho pagos aos homens, mas não pagos às mulheres.
Embora a disparidade salarial de género tenha vindo a diminuir, de 17,9 % em 2010 para 12,5 % em 2023, as mulheres ainda recebem, em média, menos do que os homens, o que representa uma diferença de 161 euros em números absolutos, em comparação com os homens.
A comemoração do Dia Nacional da Igualdade Salarial pretende sensibilizar, esclarecer e motivar toda a sociedade para a mudança de paradigma.
