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Loja de Cidadão Virtual já está em funcionamento


12.11.2025 - O Governo lança a Loja de Cidadão Virtual, em que cidadãos e empresas passam a ter acesso a 150 serviços públicos online, 24 horas por dia, e caso pretendam, com apoio por videochamada.




Está disponível desde quarta-feira a primeira Loja do Cidadão virtual com diversos serviços públicos para cidadãos e empresas, "um passo decisivo na transformação digital" dos serviços públicos, segundo comunicado do Governo.
A nova plataforma disponibiliza 150 serviços públicos essenciais, acessíveis em permanência, e oferece apoio personalizado por videochamada, proporcionando aos cidadãos e às empresas uma experiência digital simples, inclusiva e inovadora.

Serviços disponíveis a qualquer hora
Loja de Cidadão Virtual integra serviços de 22 entidades públicas num único espaço digital, permitindo resolver assuntos a qualquer hora e em qualquer lugar. Dos 150 serviços já disponíveis, 23 destinam-se a cidadãos e 127 a empresas e negócios.
Entre os serviços disponíveis estão a alteração da morada do Cartão de Cidadão, a renovação da Carta de Condução, a criação de empresas online, a atualização de dados empresariais, como o nome, a sede e objeto social ou pedido de registo de beneficiário efetivo. Estes serviços foram selecionados pela sua importância e frequência de utilização, garantindo uma resposta imediata às necessidades mais comuns e novos serviços serão adicionados progressivamente, esclarece o comunicado.
O comunicado salienta também que a Loja de Cidadão Virtual, integrada no portal gov.pt "representa um passo importante no alinhamento com o objetivo de 2030", que visa disponibilizar todos os serviços públicos no canal digital, "promovendo um Estado mais acessível, integrado e próximo de todos".



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