PUB

Graus e Diplomas do Ensino Superior


As instituições de Ensino Superior desenvolvem cursos de 1º, 2º e 3º Ciclo, entre outros, que correspondem respetivamente às Licenciaturas (3 anos), Mestrados (2 anos) e Programas Doutorais.

À conclusão de Licenciatura corresponde um diploma de grau de Licenciado.

À conclusão de Mestrado corresponde um diploma de grau de Mestre.

À conclusão de Doutoramento corresponde um diploma de grau de Doutor.


Graus e Diplomas do ensino superior

Curso técnico superior profissional - CTeSP

Ciclo de estudos superior não conferente de grau académico, com 120 créditos ECTS e uma duração de dois anos, cuja conclusão com aproveitamento conduz à atribuição do diploma de técnico superior profissional.


Licenciatura

O grau de licenciado é conferido aos que, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de licenciatura, tenham obtido o número de créditos fixado. É conferido um diploma de licenciatura.


Mestrado

O Mestrado Integra: 

  • Um curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, denominado curso de mestrado, a que corresponde um mínimo de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos. Considera-se a parte escolar do mestrado.

  • Uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final, consoante os objetivos específicos visados, nos termos que sejam fixados pelas respetivas normas regulamentares, a que corresponde um mínimo de 30 créditos. 

O grau de mestre é conferido aos que, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de mestrado e da aprovação no ato público de defesa da dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório de estágio, tenham obtido o número de créditos fixado. Neste caso é conferido o diploma de mestrado.

A conclusão da parte escolar dos cursos de mestrado corresponde um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau).

A conclusão do curso de Mestrado corresponde um diploma de mestrado.


Mestrado integrado

Ciclo de estudos de formação inicial ministrado apenas no ensino universitário, que tem 300 a 360 créditos ECTS e uma duração normal compreendida entre 10 e 12 semestres, nos casos em que essa duração para o acesso ao exercício de uma determinada atividade profissional seja fixada por normas legais da União Europeia ou resulte de uma prática estável e consolidada na União Europeia. 

Estrutura

É conferido o grau de mestre pela realização de um ciclo de estudos integrado de mestrado aos que, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do ciclo de estudos e da aprovação no ato público de defesa da dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório de estágio, tenham obtido o número de créditos fixado.

Neste ciclo de estudos é conferido o grau de licenciado aos que tenham realizado os 180 créditos ECTS correspondentes aos primeiros seis semestres curriculares de trabalho.


Doutoramento

O Doutoramento integra: 

  • A elaboração de uma tese original especialmente para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade, ou a compilação de um conjunto coerente e relevante de trabalhos de investigação, ou, no domínio das artes, uma obra ou conjunto de obras ou realizações, acompanhada de fundamentação escrita. 

  • A eventual realização de unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação, cujo conjunto se denomina curso de doutoramento (parte escolar), sempre que as respetivas normas regulamentares o prevejam. 

A conclusão da parte escolar do doutoramento corresponde um diploma de curso de doutoramento (não conferente de grau).

O grau de doutor é conferido aos que tenham obtido aprovação no ato público de defesa da tese, sendo atribuído o diploma de doutoramento.

PUB

Pesquisar os Cursos / Ciclos de estudos conferentes de grau

Os cursos conferentes de grau académico acreditados e registados existentes, bem como as instituições de ensino superior, públicas ou privadas, universitárias ou politécnicas, que os ministram podem ser consultados na página da Direção-Geral do Ensino Superior - Cursos e Instituições, devendo ser tido em consideração que, apesar de permanentemente atualizado, nem todos os ciclos de estudos constantes do mesmo poderão vir a estar em funcionamento no ano letivo em causa.


O que são pós-graduações?

«Pós-graduação» é o nome atribuído a um curso a que se acede depois de uma primeira «graduação», por norma a licenciatura, ministrado em estabelecimento de ensino superior, no âmbito da sua vocação formativa e projeto educativo, mas não conferindo, em todo o caso, qualquer grau.

É frequente associar o termo «pós-graduação» à conclusão do curso de especialização que constitui uma parte do ciclo de mestrado (parte escolar), mas que não é suficiente para aquisição do grau, embora o conceito de «pós-graduação» seja mais amplo, abrangendo outros exemplos além deste.


Junte-se a nós 


Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS

Pub