Publicidade

Trocar garrafas de plástico por prémios

"Quando do velho se faz novo, todos ganham!" é um projeto inovador que introduz, pela primeira vez em diversos pontos de Portugal Continental, um sistema de recolha em embalagens de bebidas em plástico que premeia o consumidor final pelo ato de as devolver.

PUB


O projeto-piloto para a devolução de garrafas de bebidas em plástico PET (sigla utilizada para o material politereftalato de etileno)  não reutilizáveis tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis, para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas, promovendo a economia circular.

Pontos fortes
  • Sensibiliza os consumidores e estimula a confiança no sistema de reciclagem
  • Garante um circuito para plástico PET mais limpo e sem mistura de materiais contaminantes
  • Contribui para a produção de PET reciclado de elevada qualidade, que será incorporado na produção de novas garrafas de bebidas.

Trata-se também de um projeto que vem preparar a implementação do futuro sistema de depósito obrigatório de embalagens de bebidas e que deverá ser implementado no início de 2022, abrangendo embalagens em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio.

Onde é que este projeto-piloto está a ser desenvolvido e em que consiste?
O projeto abrange um conjunto de 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais, localizadas em Portugal Continental, cuja lista pode ser consultada aqui.
Nestes locais os consumidores podem fazer a entrega de garrafas de bebidas em plástico PET usadas e receber em troca, em formato de talão de desconto, o valor correspondente à(s) unidade(s) entregues(s).

Estes talões podem depois ser utilizados em compras, de valor igual ou superior, na loja ou insígnia onde as garrafas foram entregues. O valor poderá, em alternativa, ser doado a uma instituição social que promova iniciativas relevantes para a sociedade. 

Qual o valor que será devolvido por cada garrafa depositada?



Para saber os locais onde pode fazer o depósito de garrafas clique aqui.

Acompanhe o Feed de Empregos no Facebook

Siga-nos 



EM DESTAQUE

OFERTAS DE EMPREGO

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

ESTÁGIOS

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação