Cartão Europeu de Saúde: o que é e para que serve?



Vai de férias? Leve o Cartão Europeu de Saúde
Se pretende viajar pela Europa não se esqueça de levar consigo o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), também conhecido por Cartão Europeu de Saúde.

PUB


O CESD é um cartão emitido pelos serviços da Segurança Social, que lhe garante o acesso a assistência médica em qualquer um dos 32 estados aderentes. A sua emissão é gratuita.
O cartão tem um modelo único. Permite identificar o titular, a sua nacionalidade e o serviço de saúde do seu país.
Este cartão é utilizado para obtenção dos cuidados de saúde que se tornem clinicamente necessários durante uma estada num dos Estados-Membros da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia), Islândia, Listenstaina, Noruega, Suíça e Reino Unido(até 30.12.2020).
Os beneficiários da Segurança Social que têm Número de Identificação de Segurança Social, podem pedir o CESD na Segurança Social Direta, num dos serviços de atendimento da Segurança Social ou nos serviços do subsistema de saúde do interessado.
Em geral, o Cartão Europeu de Seguro de Doença é valido por 3 anos.

Acompanhe Feed de Empregos no Facebook