Como saber os anos de descontos que já fez para a Segurança Social
Verifique se as suas contribuições para a Segurança Social estão em dia e quantos anos tem a sua carreira contributiva.
Os montantes das prestações sociais concedidas pela Segurança Social, dependem do montante das contribuições para a Segurança Social pagas durante toda a sua carreira contributiva (anos de descontos).
Assim, independentemente de trabalhar por conta própria ou de outrem, é prudente assegurar que os seus descontos estão em dia.
PUB
Como consultar os descontos para a segurança social
Para consultar a sua carreira contributiva /extrato de remunerações /descontos efetuados à Segurança Social, pode dirigir-se a um balcão de atendimento da Segurança Social ou aceder do site da Segurança Social Direta (SSD).
Aqui, lhe damos indicações de como consultar a sua carreira contributiva através do site da SSD.
Passo a passo: aceda à Segurança Social Direta
Para consultar as suas contribuições efetuadas ao longo da sua vida ativa na plataforma online, deve aceder ao portal Segurança Social Direta (SSD), onde deverá estar registado/a, e autenticar-se com a palavra passe ou poderá autenticar-se através da Chave Móvel Digital.
|
Depois de entrar no portal da Segurança Social Direta, irá ver as opções “Emprego”, “Pensões”, “Doença”, “Família”, “Ação Social”, “Conta-corrente”. Escolha a opção “Emprego” que lhe irá permitir ver as remunerações registadas e consultar a sua carreira contributiva.
Imagem ilustrativa do Portal da Segurança Social Direta |
Ao consultar a sua carreira contributiva poderá ver informação sobre o nº de anos com salários registados na Segurança Social. Para cada ano pode ver em "detalhe" a informação sobre: meses, dias de trabalho, valor e a Entidade patronal.
Caso encontre algum erro na sua carreira contributiva
Caso identifique alguma informação em falta ou algum erro, contacte assim que possível os serviços da Segurança Social.
As contribuições
É com base no registo das remunerações declaradas, que a Segurança Social calcula, por exemplo, a pensão de velhice. Por isso, se faltarem remunerações, a pensão será mais reduzida.
São as remunerações, que determinam o acesso a alguns apoios sociais e o respetivo valor a receber. É o caso do subsídio de desemprego e do subsídio de doença.
Se não quer ser prejudicado nos seus benefícios sociais, tenha sempre debaixo de olho o seu registo de remunerações na Segurança Social Direta (SSD).
Para consultar a sua carreira contributiva aceda ao portal da Segurança Social Direta.