Publicidade

Como saber os anos de descontos que já fez para a Segurança Social



Verifique se as suas contribuições para a Segurança Social estão em dia e quantos anos tem a sua carreira contributiva.





Os montantes das prestações sociais concedidas pela Segurança Social, dependem do montante das contribuições para a Segurança Social pagas durante toda a sua carreira contributiva (anos de descontos).
Assim, independentemente de trabalhar por conta própria ou de outrem, é prudente assegurar que os seus descontos estão em dia.

PUB

Como consultar os descontos para a segurança social

Para consultar a sua carreira contributiva /extrato de remunerações /descontos efetuados à Segurança Social, pode dirigir-se a um balcão de atendimento da Segurança Social ou aceder do site da Segurança Social Direta (SSD).
Aqui, lhe damos indicações de como consultar a sua carreira contributiva através do site da SSD.

Passo a passo: aceda à Segurança Social Direta

Para consultar as suas contribuições efetuadas ao longo da sua vida ativa na plataforma online, deve aceder ao portal Segurança Social Direta (SSD), onde deverá estar registado/a, e autenticar-se com a palavra passe ou poderá autenticar-se através da Chave Móvel Digital.
Imagem ilustrativa do Portal da Segurança Social Direta

Depois de entrar no portal da Segurança Social Direta, irá ver as opções “Emprego”, “Pensões”, “Doença”, “Família”, “Ação Social”, “Conta-corrente”.  Escolha a opção “Emprego” que lhe irá permitir ver as remunerações registadas e consultar a sua carreira contributiva.

Imagem ilustrativa do Portal da Segurança Social Direta


Ao consultar a sua carreira contributiva poderá ver informação sobre o nº de anos com salários registados na Segurança Social. Para cada ano pode ver em "detalhe" a informação sobre: meses, dias de trabalho, valor e a Entidade patronal.


Caso encontre algum erro na sua carreira contributiva

Caso identifique alguma informação em falta ou algum erro, contacte assim que possível os serviços da Segurança Social.



As contribuições

É com base no registo das remunerações declaradas, que a Segurança Social calcula, por exemplo, a pensão de velhice. Por isso, se faltarem remunerações, a pensão será mais reduzida.
São as remunerações, que determinam o acesso a alguns apoios sociais e o respetivo valor a receber. É o caso do subsídio de desemprego e do subsídio de doença.
Se não quer ser prejudicado nos seus benefícios sociais, tenha sempre debaixo de olho o seu registo de remunerações na Segurança Social Direta (SSD).

Para consultar a sua carreira contributiva aceda ao portal da Segurança Social Direta.

Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação