Quantos anos tenho de contribuições para a Segurança Social


Verifique se as suas contribuições para a Segurança Social estão em dia e quantos anos tem o seu histórico contributivo.
Para consultar o histórico das suas remunerações, pode contactar os serviços da Segurança Social ou aceder ao serviço Segurança Social Direta (SSD).
PUB

Para consultar as suas contribuições efetuadas ao longo da sua vida ativa na plataforma online, deve aceder à Segurança Social Direta (SSD).
Depois de entrar no portal, irá ver as opções “Emprego”, “Pensões”, “Doença”, “Família”, “Acção Social”, “Conta-corrente”.  Escolha a opção “Emprego” que lhe irá permitir ver as remunerações registadas e consultar a sua carreira contributiva.
Se Consultar a sua carreira contributiva poderá ver informação sobre o nº de anos com salários registados na Segurança Social. Para cada ano pode ver em "detalhe" a informação sobre: meses, dias de trabalho, valor e a Entidade patronal.
Nota: Poderá só ser exibida a informação sobre a carreira contributiva desde 1980 até à presente data, uma vez que as remunerações de anos anteriores a 1980 poderão não estar informatizadas. No entanto, tais remunerações serão consideradas para o cálculo das prestações sociais.
É com base no registo das remunerações declaradas, que a Segurança Social calcula, por exemplo, a pensão de velhice. Por isso, se faltarem remunerações, a pensão será mais reduzida. São as remunerações, que determinam o acesso a alguns apoios sociais e o respetivo valor a receber. É o caso do subsídio de desemprego e do subsídio de doença.
Se não quer ser prejudicado nos seus benefícios sociais, tenha sempre debaixo de olho o seu registo de remunerações na SSD.
Para ver a sua carreira contributiva aceda ao portal da Segurança Social Direta.