Abertura de inscrições de Conciliadores: regras, remuneração e formação
Como funciona o SISPACSE?
Desde 21 de fevereiro de 2021, decorre a fase de inscrição dos interessados em assumir a função de conciliador no âmbito do Sistema Público de Apoio à Conciliação no Sobre-Endividamento (SISPACSE).
Uma vez consolidadas e publicitadas as listas de conciliadores, será possível ao devedor requerer, através de formulário eletrónico a intervenção de um conciliador inscrito no SISPACSE.
O conciliador terá por função organizar sessões informativas e de negociação entre o devedor e o credor ou credores, com vista a atingir um acordo entre as partes, evitando o recurso aos Tribunais.
Quem pode exercer a atividade de conciliador?
Cabe à Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ), entidade que gere o SISPACSE, organizar as listas públicas de conciliadores inscritos no SISPACSE.
Podem requerer a sua inscrição como conciliadores, no âmbito do SISPACSE:
Os advogados e os solicitadores;
Os mediadores dos sistemas públicos de mediação geridos pela DGPJ;
Os mediadores inscritos nas listas de mediadores dos julgados de paz;
Os mediadores privados inscritos em lista de mediadores de conflitos organizada pela DGPJ;
As entidades reconhecidas para prestar apoio no âmbito do sobre-endividamento.
Como requerer o acesso à atividade de conciliador do SISPACSE
Se se encontra habilitado a exercer a atividade de conciliador e está interessado em participar como conciliador no âmbito do SISPACSE, deve manifestar a sua disponibilidade para tal junto da DGPJ através de requerimento eletrónico no qual, para além dos seus dados profissionais, indicará as circunscrições territoriais onde está disponível para a condução presencial de procedimentos de conciliação no sobre-endividamento.
Portaria nº 86/2021 - de 16 de abril
A Portaria nº 86/2021, de 16 de abril, regulamenta a atividade do Sistema Público de Apoio à Conciliação no Sobre-Endividamento (SISPACSE), e estabelece as regras sobre a inscrição, remuneração e formação de conciliadores a prestarem atividade no referido Sistema, bem como a organização das listas públicas do SISPACSE.