Publicidade

Censos 2021: é obrigatório responder! Cuidado com as coimas.


Os recenseadores, devidamente identificados, começaram desde 5 de abril a distribuir as cartas com os códigos de acesso ao inquérito: um por habitação.

De 19 de abril a 3 de maio responda aos Censos 2021 pela internet. Se não conseguir aceder ao questionário, pode telefonar, aguardar a visita do recenseador ou contactar a junta de freguesia da sua área de residência.

Os Censos, da responsabilidade do Instituto Nacional da Estatística (INE), são o maior retrato estatístico do País, e os resultados são essenciais para planificar serviços e definir políticas de educação, saúde, habitação e emprego, entre outras. 

PUB

Que tipo de questões são feitas? 

Todas as questões feitas no âmbito dos Censos 2021 são simples, de resposta direta e fechada. Algumas - como a religião - são de resposta facultativa. 

Muitas das questões têm como referência o momento censitário, ou seja, um dia e hora específicos, para determinar uma resposta mais concreta. Por exemplo:  “No dia X, onde é que residia?”.

De forma geral, pode contar com questões relacionadas com: 

  • Género, 
  • Idade,
  • Estado Civil,
  • Nacionalidade, 
  • Agregado Familiar, 
  • Emprego, 
  • Habitação, 
  • Deslocações habituais, 
  • Entre outras. 

O INE disponibiliza um documento onde especifica exatamente qual o conteúdo a observar neste recenseamento. 


É mesmo obrigatório responder aos Censos 2021?

Sim, é. A resposta aos Censos 2021 é gratuita e obrigatória. A veracidade da informação prestada é de extrema importância. Isto porque, é sobre essa informação que as decisões em áreas basilares da sociedade como a saúde, educação, habitação, emprego, serão tomadas nos próximos anos. 

A ausência de resposta ou a disponibilização de informações incorretas, insuficientes ou suscetíveis de induzir em erro constituem contraordenações e podem ser punidas com coimas. Estas podem ir de 250 a 25 000 euros, no caso de pessoas singulares - consultar artigos 26º e 27º da Lei nº 22/2008 (Lei do Sistema Estatístico Nacional)


Os dados fornecidos são confidenciais?

Sim. “As respostas aos questionários dos Censos 2021 são conservadas pelo INE, I. P., em condições de absoluta segurança, só podendo ser utilizadas para fins exclusivamente estatísticos. O INE garante total confidencialidade na recolha e tratamento da informação.


Para responder ao questionário https://censos2021.ine.pt/

Siga o Feed de Empregos no Facebook

Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação