Publicidade

Portugal terá 53 novos espaços de coworking no interior: onde e para que servem


O Ministério da Coesão Territorial e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social lançam esta semana a primeira fase da rede nacional de espaços de coworking «Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global».

A assinatura dos Acordos de Cooperação para instalação de espaços de teletrabalho no Interior do país vai decorrer em quatro cerimónias nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve durante esta semana.


O estabelecimento destes espaços de coworking, previsto no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), vai contribuir para a dinamização dos territórios do Interior, facilitando a fixação e atração de pessoas e empresas, diminuindo a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica e melhorando a qualidade de vida das populações do Interior, ao promover a conciliação entre vida profissional e familiar.


Nesta primeira fase da rede, vão ser abertos até ao final de junho de 2021, 53 espaços em outros tantos municípios: 16 na Região Norte, 23 no Centro, 3 no Alentejo e 11 no Algarve. A lista de municípios que compõem esta primeira fase pode ser consultada infra.

 

Os espaços, disponibilizados pelas autarquias, vão estar devidamente equipados com computadores, impressoras e acesso à internet e vão ser divididos em áreas de diferentes tipologias, de forma a disporem de bancadas livres para diferentes períodos de ocupação, zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação. Vão localizar-se em espaços centrais, próximos de serviços, espaços culturais ou destinados à prática de desporto. 

 

As Câmaras Municipais serão responsáveis pela divulgação destes espaços, através das respetivas páginas e redes sociais, publicando fotografias ou vídeos, para permitir a realização de visitas virtuais por parte de eventuais interessados, bem como toda a informação relativa às características do espaço, condições de utilização, calendário anual, horário de utilização e custo associado.

 

O Governo compromete-se, através das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), a  considerar a disponibilização de fundos europeus para, quando necessário, apoiar a contratação e a mobilidade de trabalhadores e comparticipar a adaptação física destes espaços, mas também a aquisição de mobiliário ou equipamento informático, conforme divulgado em comunicado.


O teletrabalho e o coworking assumem particular importância para os territórios do Interior na redução da assimetria geográfica de ofertas profissionais, democratizando as oportunidades entre as regiões de elevada densidade populacional e as de menor densidade. A rede agora constituída, alinhada com os objetivos do Programa de Valorização do Interior, pretende incentivar a fixação de pessoas no interior do país e promover a partilha de experiências e ideias entre trabalhadores de vários contextos e origens.

PUB

Calendário das sessões 

Terça-feira, 27 de abril de 2021 

14h30: Assinatura de Acordos de Cooperação no Alentejo Auditório Municipal de Vendas Novas, na Biblioteca Municipal

17h30: Assinatura de Acordos de Cooperação no Algarve Museu Zer0, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira.


Sexta-feira, 30 de abril de 2021 

9h30: Assinatura de Acordos de Cooperação no Centro Cine-Teatro João Ribeiro, Vouzela.

14h30: Assinatura de Acordos de Cooperação no Norte Edifício da Melgaço Invest, Melgaço.


Lista de Municípios que integram a primeira fase da Rede “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global”


Região Norte: 

Amares 

Arcos de Valdevez 

Bragança 

Cinfães 

Macedo de Cavaleiros 

Melgaço 

Mirandela 

Monção 

Mondim de Basto 

Paredes de Coura 

Terras de Bouro 

Valpaços 

Vila Flor 

Vila Nova de Cerveira 

Vila Verde 

Vimioso 


Centro: 

Abrantes 

Aguiar da Beira 

Alvaiázere 

Ansião 

Carregal do Sal

Castelo Branco 

Covilhã 

Figueira de Castelo Rodrigo 

Fundão 

Góis 

Idanha-a-Nova 

Mação 

Oliveira do Hospital 

Ourém 

Penamacor 

Penela 

Proença-a-Nova 

Sátão 

Santa Comba Dão 

Sever do Vouga 

Vila de Rei 

Vila Nova da Barquinha 

Vouzela 


Alentejo: 

Alter do Chão 

Alvito 

Vendas Novas 


Algarve: 

Albufeira 

Alcoutim 

Castro Marim 

Faro 

Loulé 

Monchique 

Olhão 

Portimão 

São Brás de Alportel 

Silves 

Tavira


Siga Feed de Empregos no Facebook


Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação