PUB

Dos 378 mil desempregados, mais de 130 mil sem direito a subsídio de desemprego.



Havia no final de junho 377.872 desempregados inscritos nos serviços de emprego do país, mas só 246 mil desempregados recebiam subsídio de desemprego.

205 mil recebem o subsídio de desemprego e 36 mil recebem o subsídio social de desemprego, conforme o Boletim Mensal de Estatística de Junho 2021 emitido pelo INE.

PUB


Em termos de grupos profissionais, no Continente, afeta mais trabalhadores não qualificados (25,4%); trabalhadores dos serviços pessoais, de proteção segurança e vendedores (23,3%) e pessoal administrativo (11,9%).

Dos 321.994 desempregados que estavam inscritos para novo emprego, também em Portugal continental, o IEFP indica que “73,2% tinham trabalhado em atividades do setor dos serviços, com destaque para as atividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio (30,3%)”. Há ainda 20,1% provenientes das indústrias, com destaque para a construção (6,2%); e 3,9% do setor agrícola.


Afinal, quais são os apoios sociais disponíveis em caso de desemprego?

O subsídio de desemprego é um valor em dinheiro que é pago em cada mês a quem perdeu o emprego de forma involuntária, e que se encontre inscrito para emprego no Centro de Emprego ou Serviço de Emprego dos Centros de Emprego e Formação Profissional (IEFP). 
O subsídio de desemprego destina-se a compensar a perda das remunerações de trabalho. Se não cumprir as condições para receber o Subsídio de Desemprego pode ter direito ao Subsídio Social de Desemprego Inicial. Se já recebeu todo o Subsídio de Desemprego a que tinha direito e continua desempregado, pode ter direito ao Subsídio Social de Desemprego Subsequente.
Quando esgotado o período de subsídio de desemprego, o requerente pode solicitar o Rendimento Social de Inserção, que é um apoio destinado a proteger as pessoas que se encontrem em situação de pobreza extrema, sendo constituído por: uma prestação em dinheiro para assegurar a satisfação das suas necessidades mínimas, e um programa de inserção que integra um contrato (conjunto de ações estabelecido de acordo com as características e condições do agregado familiar do requerente da prestação, visando uma progressiva inserção social, laboral e comunitária dos seus membros. O Rendimento Social de Inserção pode ser requerido nos Serviços de atendimento da Segurança Social da sua área de residência.
Siga Feed de Empregos no Facebook

OFERTAS DE EMPREGO


Pub

ESTÁGIOS

Pub

CONCURSOS PÚBLICOS PRR (Plano de Recuperação e Resiliência)

Pub

NOTÍCIAS