A declaração da sua situação no IEFP pode ser obtida online: veja como



O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) disponibiliza-lhe o acesso a um conjunto de recursos e serviços facilitadores da sua inserção no mercado de trabalho. 

No Portal IEFPonline, existem serviços que não requerem registo, tais como, o acesso a informação de carácter geral; acesso a formulários de candidatura a apoios no âmbito do emprego (empresas e entidades sem fins lucrativos) ou consulta de CV. 

Contudo, para poder beneficiar de todas as possibilidades proporcionadas pelo IEFPonline, é necessário estar registado.

PUB

Consulta de ofertas de emprego, estágio e formação

Pode consultar os dados gerais sobre as ofertas, mas para submeter a sua candidatura, terá de estar registado no portal. 

A pesquisa das ofertas pode ser feita por área geográfica, profissão, área de formação e requisitos (nível mínimo e nível máximo de qualificação) entre outros fatores.

Portal do IEFPonline



Requerimento do subsídio de desemprego

O formulário para requerimento online do subsídio de desemprego encontra-se disponível na área de gestão pessoal do portal IEFPonline, na opção "Requerimento do Subsídio de Desemprego" que fica acessível na sequência da sua inscrição ou reinscrição para emprego.
Após efetuar o pedido com sucesso, este será validado pelo IEFP, que o poderá contactar. A análise e resposta ao requerimento é da competência da Segurança Social.
Para requerer o subsídio de desemprego online, terá de estar registado no portal.


Declarações da sua situação junto do IEFP
As declarações comprovativas da situação junto do IEFP servem para comprovar a inscrição para emprego e a situação em que os candidatos se encontram:
  • desempregado à procura de 1.º emprego, 
  • desempregado à procura de novo emprego;
  • empregado.

Para solicitar declarações da sua situação junto do IEFP, deve estar registado no portal IEFPonline.
A autenticação (entrada) no portal pode ser feita através das credenciais da Segurança Social Direta ou através da Chave Móvel Digital.



Caso já esteja registado como utilizador do IEFPonline e utente do IEFP, deve de seguida selecionar o perfil de utilizador do portal, que no seu caso, é o de Candidato, uma vez que as outras duas opões estão dirigidas para as entidades empregadoras.



Ao clicar em cima do seu nome vai ser direcionado para uma nova página, conforme ecrã na página seguinte, que lhe permite obter a declaração.



Para obter a declaração comprovativa da sua inscrição no IEFP, deverá indicar qual a finalidade da declaração que pretende:
 

Podem ser obtidos os seguintes tipos de declarações:

  • declaração de situação para fins múltiplos
  • declaração de situação (com histórico) para fins múltiplos
  • declaração para efeitos de isenção de taxas moderadoras
  • declaração para efeitos de acesso às linhas de crédito do PAECPE, sujeita a validação prévia por parte dos serviços do IEFP, após a qual o utente poderá obter a declaração através da sua área pessoal do portal iefponline, num período de 30 dias e enquanto reunir as condições mínimas de acesso

Nota: Estas declarações podem também ser solicitadas no serviço de emprego da sua área de residência e são emitidas no momento.

 

O que fazer se nunca se Registou no Portal IEFPonline
Caso nunca tenha estado registado no Portal, vai ter que efetuar os seguintes procedimentos: 
a. Primeira etapa, autenticar-se
b. Segunda etapa, registar-se como utilizador do iefponline
c. Terceira etapa, registar-se como utente do IEFP,IP.


Todas as informações na Página do IEFP online
www.feedempregos.pt