ANEPC abriu concurso externo para recrutar 117 Bombeiros Sapadores
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) abriu concurso externo de ingresso destinado ao preenchimento de 117 postos de trabalho da carreira e categoria de bombeiro sapador da Força Especial de Proteção Civil (FEPC), previstos e não ocupados no mapa de pessoal da ANEPC, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil é um serviço central da administração direta do Estado, sob tutela do Ministério da Administração Interna, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.
A ANEPC integra a Força Especial de Proteção Civil, corpo de intervenção especializado na proteção e socorro em situações de emergência, acidente grave ou catástrofe. A ANEPC tem um serviço central localizado em Carnaxide, onde funciona o Comando Nacional, 5 Comandos Regionais e 24 Comandos Sub-regionais.
Local de trabalho e dotação: Após a aprovação em estágio, os bombeiros sapadores recrutas manifestam as respetivas preferências pelos seguintes locais de trabalho:
Base de Almeirim – 25 postos de trabalho;
Base de Estremoz – 20 postos de trabalho;
Base de Guimarães – 20 postos de trabalho;
Base de Quarteira – 22 postos de trabalho;
Base de Sobreira Formosa – 15 postos de trabalho;
Base de Trancoso – 15 postos de trabalho.
1 - Requisitos gerais:
b) Ter 18 anos de idade completos até ao termo do prazo fixado para a apresentação de candidaturas;
c) Não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções a que se candidata;
d) Não ter sofrido sanção penal inibidora do exercício da função de bombeiro sapador;
e) Possuir robustez física e o perfil psíquico indispensáveis ao exercício da função;
f) Ter cumprido as leis de vacinação obrigatória.
a) Ter idade inferior a 25 anos, completados no ano da abertura do concurso, ou seja, nascido(a) desde 1 de janeiro de 2000, inclusive;