Publicidade

Concursos de recrutamento centralizado para a Administração Pública


Emprego público: está aberto o recrutamento centralizado para 1000 novas vagas na carreira geral de Técnico Superior na Administração Pública. 


20.10.2023 - Data da abertura dos Procedimentos Concursais Centralizados para constituição de reservas de recrutamento para exercício de funções correspondentes às da carreira e categoria de técnico superior. 

O recrutamento será feito através de Procedimentos Concursais Centralizados, realizados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), na qualidade de Entidade de Recrutamento Centralizado.

Os candidatos em reserva de recrutamento centralizado poderão aceder aos próximos procedimentos de ofertas de colocação em órgãos e serviços públicos implantados de norte a sul do país.


Destinatários

O recrutamento destina-se a licenciados à procura do primeiro emprego ou de uma nova experiência profissional nas áreas jurídica, económica, financeira, de gestão patrimonial e de planeamento, controlo e avaliação de políticas públicas. 


Requisitos de candidatura

São requisitos gerais:

• 18 anos de idade completos;

• Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;

• Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções.



É requisito especial:

• Nível habilitacional legalmente exigido, conforme Aviso de Abertura.

Só serão considerados os graus académicos concluídos até à data limite de submissão da candidatura.

PUB

PERFIS PROFISSIONAIS

Os perfis profissionais em concurso no Procedimento Concursal Centralizado enquadram-se na carreira de Técnico Superior e correspondem às seguintes áreas:

Análise Económica - licenciatura dentro das áreas de educação e formação Economia.

Financeira - licenciatura dentro das áreas de educação e formação Gestão e Administração, Contabilidade e Fiscalidade ou Economia.

Gestão Patrimonial - licenciatura dentro das áreas de educação e formação Eletricidade e Energia, Construção Civil e Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Construção ou Metalurgia e Metalomecânica.

Jurídica - licenciatura em Direito.

Planeamento, Controlo e Avaliação - licenciatura dentro das áreas de educação e formação Gestão e Administração ou Sociologia e outros estudos.




Candidaturas

Procedimento Concursal Centralizado decorre integralmente online, no novo Portal Emprego Público em https://www.empregopublico.gov.pt/

Candidaturas até 6 novembro 2023.



O Procedimento de Recrutamento Centralizado

O Recrutamento Centralizado é uma modalidade de procedimento concursal que visa dotar a Administração Pública de recursos humanos qualificados, salvaguardando o mérito, a eficiência e a transparência.

O procedimento de recrutamento centralizado é assegurado pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

Tendo por base o levantamento das necessidades de vários órgãos e serviços públicos, implantados de norte a sul do país, o processo de recrutamento centralizado e seleção de candidatos desenvolve-se em dois momentos principais:

  • O procedimento concursal centralizado para constituição de reserva de recrutamento – este procedimento visa a constituição de uma reserva, resultante da aplicação dos métodos de seleção;
  • O procedimento de oferta de colocação do candidato – nesta fase, os candidatos na reserva de recrutamento centralizado têm a oportunidade de se candidatar aos postos de trabalho em oferta.



+ ARTIGOS DE INTERESSE




Imagem/logo: Portal do Governo e DGAEP

Siga-nos 



Pub

EM DESTAQUE

Pub

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

Pub

ESTÁGIOS

Pub

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação