Publicidade

Como assinar documentos com o Cartão de Cidadão


 As funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão permitem ao cidadão autenticar-se, realizar serviços através da Internet ou assinar documentos digitais.

Para aceder a estas funcionalidades é necessário um leitor de cartões smartcard e os códigos PIN que constam na carta que lhe é entregue quando pede ou renova o Cartão de Cidadão. Solicite a ativação do Cartão de Cidadão, bem como da função de assinatura digital, no momento de levantamento do cartão.

PUB

A "assinatura digital qualificada"

A “assinatura digital qualificada” permite atestar a autenticidade da assinatura de um documento digital, revestindo-o de valor probatório conferido pela lei. Ao efetuar, por vontade própria, a aposição de uma assinatura digital qualificada num documento digital o signatário está a assumir, de forma inequívoca, a sua autoria.

A assinatura digital tem a mesma validade legal que uma assinatura à mão, pois possui certificados digitais associados que asseguram inequivocamente a identidade de quem assina um documento digital.

O Estado Português garante a certificação de assinaturas digitais realizadas com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital (CMD), através da plataforma Autenticação.gov.pt.


Assinar com Cartão de Cidadão

Para assinar com Cartão de Cidadão necessita de:

  • ter a assinatura digital do cartão ativada

  • leitor de cartões smartcard

  • código PIN de assinatura

  • Software / programas com funcionalidades de assinatura digital

(A aplicação Autenticação.gov para computador permite-lhe assinar vários tipos de documentos e ficheiros, incluindo PDFs)


Ao assinar com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, pode também adicionar atributos profissionais à sua assinatura digital.

Como profissional poderá também assinar documentos digitais na qualidade ou poderes das funções que desempenha. Para isso terá de associar atributos profissionais à sua assinatura digital. Depois de os associar, poderá assinar digitalmente como profissional, através de Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

Para assinar com o Cartão de Cidadão consulte a página Assinar - Autenticação.gov


+ ARTIGOS DE INTERESSE

Como assinar documentos com a Chave Móvel Digital

Adicionar Atributos Profissionais à sua Assinatura Digital


Siga Feed de Empregos no Facebook

Siga-nos 



EM DESTAQUE

OFERTAS DE EMPREGO

EMPREGO EM LOJAS, RETALHO E RESTAURAÇÃO

ESTÁGIOS

NOTÍCIAS


Vagas de auxiliares e técnicos para funções nas escolas e na área da educação