Simulador online para ajudar a calcular o valor do AERT

2021.02.07 - O Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT), criado através do artigo 156º da Lei n.º 75-B/2020, de 31 de Dezembro, constitui um apoio extraordinário que visa assegurar a continuidade dos rendimentos dos trabalhadores que perderam os rendimentos de trabalho e que não assegurem as condições necessárias de acesso às prestações sociais que protegem na eventualidade de desemprego, ou tendo acedido às mesmas, estas tenham terminado.

 

São abrangidos por este apoio extraordinário:

  • trabalhadores independentes, 
  • trabalhadores do serviço doméstico, 
  • membros de órgãos estatutários,
  • empresários em nome individual, 
  • trabalhadores por conta de outrem.


PUB


Sendo a situação de desproteção económica verificada através de condição de recursos, é imprescindível a atualização do seu agregado familiar e dos respetivos rendimentos junto da Segurança Social. 

As regras sobre o Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores têm gerado confusão e apreensão entre trabalhadores que, a partir deste domingo, podem contar com o auxílio de um simulador online, que ajuda a perceber as regras e a calcular o valor da prestação e o prazo do apoio estatal a que um trabalhador pode ter direito.

A calculadora é uma iniciativa do CoLABOR – Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social, que conta com uma equipa multidisciplinar de investigadores.


O simulador estará disponível no endereço https://datalabor.pt/produtos/apoio-extraordinario-rendimento-trabalhadores


+ARTIGOS DE INTERESSE

Requerimento do Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores disponível de 8 a 14 de fevereiro



Acompanhe o Feed de Empregos no Facebook